Terça Setembro 02, 2014
PÉ do ouvido  //  PE Vídeos  //  Quarteto Olinda - Grupo mantém herança do forró de rabeca.
04
Mai 2012
PDF
Imprimir
E-mail

Grupo mantém herança do forró de rabeca.

Desde suas origens, Olinda se mantém fiel a uma identidade tecida por manifestações culturais das mais diversas. Ao longo dos tempos, e de uma verdadeira renovação cultural ocorrida na cena pernambucana, a música olindense tem marcado sua força e qualidade na história da cultura do Estado.

Surgido em 2005, o Quarteto Olinda reúne músicos que conviveram nos forrós, boizinhos, cirandas e cavalos-marinhos da Zona da Mata e ladeiras de Olinda no final dos anos 90. Beberam direto da fonte de Mestres como Salustiano, Luiz Paixão, Biu Roque e de bandas pernambucanas que ganharam o mundo naquela década, como o Mestre Ambrósio. Na junção dos percussionistas Guga Amorim, Bruno Vinezof e do baixista Yuri Rabid com o potiguar Cláudio Rabeca, nasceu o grupo. Em 2006, após a entrada do pandeiro de Guga Santos, o Quarteto manteve a poesia e humor do nome, mesmo passando a ser um quinteto.

A partir daí, o forró em Olinda nunca mais sentiu falta de uma sanfona. A rabeca dá conta do recado e, principalmente, da animação. Instrumento que traz a harmonia do grupo, fazendo um forró pra lá de quente, convidando o público para momentos de muito xenhenhem, ao som de uma música alegre e dançante, com repertório autoral intercalado por reinterpretações de clássicos como Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Ary Lobo, Gordurinha, entre outros.

Esse clima de festa se fez, então, presente durante toda a longa temporada de dois anos e meio (2006 a 2009) em que o grupo se apresentou, semanalmente, no bar e casa de shows Xinxim da Baiana, em Olinda. Lá, o grupo formou um público cativo que lotava o salão da casa, fielmente, todas as quartas-feiras, e que hoje continua seguindo o Quarteto Olinda onde quer que ele vá.
Quarteto Olinda conquista sua cidade mãe para seguir Brasil afora.

A temporada no Xinxim acabou, mas as noites de festa ficaram registradas no primeiro disco do grupo. O CD homônimo, Quarteto Olinda, tem repertório inteiramente autoral. Forró de rabeca legítimo e genuinamente olindense, que conta, ainda, com participações especiais de outros importantes músicos da atual cena pernambucana e mundial, como Rob Curto (sanfona | EUA), Mestre Luiz Paixão (rabeca | Aliança), Hélder Vasconcelos (oito baixos | Recife), Tiné (voz | Olinda), Nilton Jr. (composição | Recife) e Clay Ross (guitarra| EUA).

Com o CD em mãos, lançado em julho de 2009, o grupo começou, então, a trabalhar na divulgação de seu trabalho, tocando nos principais festivais do Estado - XIX Festival de Inverno de Garanhuns (2009), Festival de Cultura da Macuca (2009), Tipóia Festival (2009) - além de terem presença confirmada nos ciclos junino e natalino de Recife e Olinda. Nas principais casas noturnas das duas cidades (Burburinho, Clube Atlântico, Casa da Rabeca, entre outras), eram lotação garantida. Foi aí que o grupo sentiu a necessidade de mostrar o seu trabalho fora do Estado.

No ano de 2010, o Quarteto Olinda saiu em sua primeira turnê fora do Nordeste. Foram duas passagens pelo Rio de Janeiro, realizando cerca de 10 shows em tradicionais espaços da noite carioca, como o clube Democráticos, o Teatro Odisséia, o Severyna, o Centro Cultural Carioca e o Parada da Lapa. Ainda no Sudeste, fez mais 04 apresentações no interior de São Paulo, contemplando o circuito dos SESCs de Bauru, Ribeirão Preto, Campinas e Piracicaba. Foi aprovado no edital do Conexão Vivo 2010 e tocou no Festival Jambolada, em Uberlândia, Minas Gerais.

Fora do Sudeste, o grupo também fez apresentações em Goiânia e Brasília, o mais recente no Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, promovido pelo Ministério da Agricultura, onde conquistou seu mais ilustre fã (foto). Também foi selecionado pela curadoria do maior evento da música nacional - a Feira Música Brasil (2010), e tocou em Belo Horizonte.
Em 2011 a Banda fez sua primeira turnê em solo Europeu, tocando em várias cidades da Bélgica, como Bruxellas, Antwerp, Lommel, Gent e Sint Truiden. O grupo foi aprovado no edital da Caixa Cultural e participou do Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa no Rio de Janeiro - Teatro Arena - e São Paulo - Grande Salão, em dezembro de 2011. Para 2012, a Agenda conta com Shows Pela Colômbia e uma Turnê pelos Estados Unidos em Julho.

E é com a música e simpatia desses nordestinos talentosos que o Quarteto Olinda prepara-se para ganhar o mundo.


CONTATO | CLÁUDIO RABECA 81 9600.9265
quartetoolinda@gmail.com | www.myspace.com/quartetoolinda

Compartilhe

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Stumbleupon Submit to Twitter Submit to LinkedIn
 

PE NA AGENDA CULTURAL

VISITANTES

Nós temos 27 visitantes online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

prev
next

Festival Nacional do Making Of

O evento será realizado a partir do dia 21 de agosto até 30 de setembro no Centro Cultural dos Correios, no Recife. Para se inscrever, é preciso enviar, até o dia 10 de agosto, o currículo (máximo de uma lauda) e uma carta (máximo de 20 linhas) dizendo o motivo de querer participar da oficina, para o oficinas@fes­tivaldomakingof.com.br. A seleção dos alunos será feita pelos professores, através da análise de currículo e carta de intenção. Outras informações no site  www.festivaldomakingof.com.br.

PRODAV 2012

Estão abertas as inscrições para o PRODAV 2012, pitching da TV Cultura que vai selecionar produções audiovisuais para a televisão. O resultado desta primeira seleção será divulgado no dia 15 de agosto. O pitching acontece no mesmo mês, entre os dias 20 e 24. O prazo para as inscrições vai até 1º de agosto. Mais informações http://www.lumlab.com.br

7º Festival Cinefavela

Abertas as inscrições para o 7º Festival Cine Favela, evento dedicado exclusivamente à difusão de filmes produzidos por ONGs, associações, coletivos e periferias do Brasil e do mundo. São aceitos filmes de todos os gêneros e formatos. Os interessados têm até 31 de agosto para se inscrever através do site festivalcinefavela.com.br.

Edital CNIC

Estão abertas, até 10 de agosto, as inscrições para o edital de Habilitação de Entidades para Indicação dos Membros que Comporão a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura. Para se cadastrar os interessados devem preencher o Formulário de Inscrição e reunir os documentos solicitados no edital. Outras informações: cnic@cultura.gov.br. (61) 2024-2137.

Funcultura Audiovisual

screen shot 2012-05-04 at 8.20.30 pm Secult e Fundarpe divulgam projetos habilitados para Defesa Oral. Confira aqui os projetos habilitados.

Direito de Autor e Interesse..

anaisDireito de Autor e Interesse Público. Está disponível GRATUITAMENTE para download a versão digital dos Anais do V Congresso De Direito de Autor e Interesse Público

Indicadores Preços da Cultura

Divulgada a pesquisa atualizada dos valores relativos ao mês de março. Clique nos links e acesse os indicadores de preços atualizados: ServiçosMão de Obra

Leia a matéria na íntegra no site do MinC (Fonte/Sefic/MinC)

Anuncie aqui!

Banner