Terça Setembro 02, 2014
torre malakoff

Screen shot 2012-05-25 at 5.31.35 PMRecife já é extremamente conhecido por sua tradição na produção poética. Poetas pernambucanos já firmaram seu nome entre os grandes autores brasileiros de todos os tempos, como Manuel Bandeira, Carlos Pena Filho, Joaquim Cardozo e João Cabral de Melo Neto, para ficar só nesses. Isso sem falar em uma enorme lista de poetas contemporâneos que mantém sua produção e militância poética, seja da Geração 65, dos poetas independentes e de veia sertaneja.

Ao mesmo tempo, é inegável a efervescência da poesia em Pernambuco: do cais ao Sertão despontam poetas com diversas dicções e estilos, sem afiliações ou em grupos e coletivos literários. Fanzines, jornais literários, blogs e portais: o estado respira  poesia.

Com um cenário como esses, não é de estranhar que fosse necessário colocar a capital de Pernambuco, Recife, no circuito internacional de festivais de poesia, um gênero que de alguma forma vai na contramão do mercado editorial, um “anti-produto”, e, por isso mesmo, pouco afeito ao clima mercadológico de alguns festivais literários.

I Festival Internacional de Poesia do Recife, realizado pelo Governo do Estado, através da Fundarpe e da Secretaria de Cultura, vem para suprir essa lacuna, com uma proposta de estabelecer pontes entre diversas poéticas do mundo através da antena poética da cidade e de seus poetas. Recitais e rodas de poesia, bate-papos, intervenções e performances, minicursos: essas são algumas das atrações previstas para o Festival, que terá como polo principal a Torre Malakoff, no poético Bairro do Recife. Além da Torre, os mercados da Madalena e da Boa Vista, além do bairro do Alto José do Pinho receberão ações do festival, dada a movimentação literária que já acontece nesses lugares. Dessa forma, o Festival potencializa espaços que já tem sua vida própria para além do próprio evento, fazendo com que a poesia pulse cada vez mais na cidade.

Em 2012, Recife recebe a 1ª edição do evento e tem na programação Rodas de poesia, Jam poética e Curso de Poesia épica no século XX, entre muitas outras atividades.

Categoria: Literatura
Onde: Recife, PE
Quando: 07/06/2012 - 10/06/2012


 
Powered by Tags for Joomla

VISITANTES

Nós temos 8 visitantes online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

prev
next

Festival Nacional do Making Of

O evento será realizado a partir do dia 21 de agosto até 30 de setembro no Centro Cultural dos Correios, no Recife. Para se inscrever, é preciso enviar, até o dia 10 de agosto, o currículo (máximo de uma lauda) e uma carta (máximo de 20 linhas) dizendo o motivo de querer participar da oficina, para o oficinas@fes­tivaldomakingof.com.br. A seleção dos alunos será feita pelos professores, através da análise de currículo e carta de intenção. Outras informações no site  www.festivaldomakingof.com.br.

PRODAV 2012

Estão abertas as inscrições para o PRODAV 2012, pitching da TV Cultura que vai selecionar produções audiovisuais para a televisão. O resultado desta primeira seleção será divulgado no dia 15 de agosto. O pitching acontece no mesmo mês, entre os dias 20 e 24. O prazo para as inscrições vai até 1º de agosto. Mais informações http://www.lumlab.com.br

7º Festival Cinefavela

Abertas as inscrições para o 7º Festival Cine Favela, evento dedicado exclusivamente à difusão de filmes produzidos por ONGs, associações, coletivos e periferias do Brasil e do mundo. São aceitos filmes de todos os gêneros e formatos. Os interessados têm até 31 de agosto para se inscrever através do site festivalcinefavela.com.br.

Edital CNIC

Estão abertas, até 10 de agosto, as inscrições para o edital de Habilitação de Entidades para Indicação dos Membros que Comporão a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura. Para se cadastrar os interessados devem preencher o Formulário de Inscrição e reunir os documentos solicitados no edital. Outras informações: cnic@cultura.gov.br. (61) 2024-2137.

Funcultura Audiovisual

screen shot 2012-05-04 at 8.20.30 pm Secult e Fundarpe divulgam projetos habilitados para Defesa Oral. Confira aqui os projetos habilitados.

Direito de Autor e Interesse..

anaisDireito de Autor e Interesse Público. Está disponível GRATUITAMENTE para download a versão digital dos Anais do V Congresso De Direito de Autor e Interesse Público

Indicadores Preços da Cultura

Divulgada a pesquisa atualizada dos valores relativos ao mês de março. Clique nos links e acesse os indicadores de preços atualizados: ServiçosMão de Obra

Leia a matéria na íntegra no site do MinC (Fonte/Sefic/MinC)

Anuncie aqui!

Banner