Quinta Julho 24, 2014
sesc santo amaro

COLETIVO CENICO JOANAS INCENDEIAM INTEGRAM O ELENCO DE HOMENS E CARANGURJOS - FOTO DE ALICIA PERES

Coletivo Cênico Joanas Incendeiam integram o elenco de Homens e Caranguejos - Foto de Alicia Peres

 

“Homens e Caranguejos”

 

Permeado de histórias tocantes, cômicas e contundentes, o espetáculo analisa o fenômeno social da miséria e da fome em todas as suas contradições e consequências.

Inspirada no romance homônimo de Josué de Castro, a peça será apresentada no SESC Santo Amaro nos dias 16 e 17 de junho. 

No dia 16, será ministrada a oficina "Mitodologia em Artes Cênicas aplicada ao trabalho do ator". Durante cinco horas, os inscritos compartilharão o processo de criação do espetáculo “Homens e Caranguejos” e experimentarão os procedimentos da Mitodologia em Artes cênicas.

A entrada para o espetáculo e a participação na oficina é gratuita. 

COLETIVO CENICO JOANAS INCENDEIAM ENCENAM PEÇA EM PALAFITAS - CREDITO DE ALICIA PERES

Coletivo Cênico Joanas Incendeiam encenam peça em Palafitas - Foto de Alicia Peres

 

 

Dois grupos, múltiplas vozes e um tema: a fome. A Cia Duas de Criação, dirigida pela recifense Luciana Lyra em parceria com sua conterrânea Viviane Madu, juntou-se ao Coletivo Cênico Joanas Incendeiam (SP), composto pelas atrizes Beatriz Marsiglia, Camila Andrade, Juliana Mado e Letícia Leonardi, para realizar a montagem do espetáculo inédito Homens e Caranguejos, baseado no único romance do geógrafo pernambucano Josué de Castro, um estudioso de múltiplos saberes que lutou pela construção de uma democracia social no Brasil.

Escrito em 1966, o romance foi traduzido em várias línguas, e já foi adaptado para o teatro pela francesa Gabriele Cousin em 1969, mas nunca foi encenado e nem outra dramaturgia foi produzida em âmbito nacional, especialmente criando interfaces do texto romanceado com a realidade de comunidades existentes no Brasil contemporâneo, como é o caso desta montagem. Nesta versão teatral de Homens e Caranguejos, com dramaturgia e encenação de Luciana Lyra, a ideia não é a transposição literal do romance, mas a criação de fricções entre o universo criado por Josué e o cotidiano de duas comunidades brasileiras: a Ilha de Deus, em Recife e o Boqueirão, em São Paulo, que foram pesquisadas durante dois anos pelas atrizes-criadoras.

PEÇA TRAZ PROJEÇÕES E INTERATIVIDADE - CREDITO DE ALICIA PERES

A trama do espetáculo gira em torno de um Menino, que chegou à cidade e aos mangues com seu Pai, fugindo da seca, depois da morte do irmão mais velho. Sua vida se divide entre trabalhar para o Padre, como catador de caranguejos, a vontade de brincar e a amizade com Cosme, um homem sábio que vive no seu mocambo com suas pernas imóveis. Cosme vê a Aldeia dos Demais, comunidade ficcional onde moram, através dos reflexos num pedaço de espelho e o mundo através dos jornais velhos do Menino. É Cosme quem fomenta no Menino certa consciência política e instiga a lutar contra o Rei Dom Agamenon pelo direito às terras da Aldeia. Atravessando o labirinto de mocambos a revolucionar, o Menino brinca com a morte, é o próprio Ícaro a sonhar com dias melhores.

O espetáculo "Homens e Caranguejos" vem sendo apoiado pelo ProAC, da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo e estreou no dia 26 de maio, em São Paulo. Em seguida, o espetáculo se apresentou por diversas cidades do interior paulista, como Suzano e Mogi das Cruzes. Dando continuidade à sua turnê, a Cia Duas de Criação e o Coletivo Cênico Joanas Incendeiam trazem à Recife o espetáculo, que será apresentado gratuitamente nos dias 16 e 17 de junho, no SESC Santo Amaro.

  

SERVIÇO:

O que: Homens e Caranguejos

Onde: SESC Santo Amaro – Teatro Marco Camarotti

Endereço: Rua Marques do Pombal, s/nº - Santo Amaro / Recife - PE
Telefone: (81) 3216-1713 / 3216-1714 / 3216-1715 sescsantoamaro@sescpe.com.br

Dias 16 e 17 de junho, sábado às 19h e domingo às 17h  

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia entrada) - Capacidade: 100 Lugares

Duração: 75 min – Classificação etária: 16 anos

 

 
Powered by Tags for Joomla

VISITANTES

Nós temos 6 visitantes online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

prev
next

Festival Nacional do Making Of

O evento será realizado a partir do dia 21 de agosto até 30 de setembro no Centro Cultural dos Correios, no Recife. Para se inscrever, é preciso enviar, até o dia 10 de agosto, o currículo (máximo de uma lauda) e uma carta (máximo de 20 linhas) dizendo o motivo de querer participar da oficina, para o oficinas@fes­tivaldomakingof.com.br. A seleção dos alunos será feita pelos professores, através da análise de currículo e carta de intenção. Outras informações no site  www.festivaldomakingof.com.br.

PRODAV 2012

Estão abertas as inscrições para o PRODAV 2012, pitching da TV Cultura que vai selecionar produções audiovisuais para a televisão. O resultado desta primeira seleção será divulgado no dia 15 de agosto. O pitching acontece no mesmo mês, entre os dias 20 e 24. O prazo para as inscrições vai até 1º de agosto. Mais informações http://www.lumlab.com.br

7º Festival Cinefavela

Abertas as inscrições para o 7º Festival Cine Favela, evento dedicado exclusivamente à difusão de filmes produzidos por ONGs, associações, coletivos e periferias do Brasil e do mundo. São aceitos filmes de todos os gêneros e formatos. Os interessados têm até 31 de agosto para se inscrever através do site festivalcinefavela.com.br.

Edital CNIC

Estão abertas, até 10 de agosto, as inscrições para o edital de Habilitação de Entidades para Indicação dos Membros que Comporão a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura. Para se cadastrar os interessados devem preencher o Formulário de Inscrição e reunir os documentos solicitados no edital. Outras informações: cnic@cultura.gov.br. (61) 2024-2137.

Funcultura Audiovisual

screen shot 2012-05-04 at 8.20.30 pm Secult e Fundarpe divulgam projetos habilitados para Defesa Oral. Confira aqui os projetos habilitados.

Direito de Autor e Interesse..

anaisDireito de Autor e Interesse Público. Está disponível GRATUITAMENTE para download a versão digital dos Anais do V Congresso De Direito de Autor e Interesse Público

Indicadores Preços da Cultura

Divulgada a pesquisa atualizada dos valores relativos ao mês de março. Clique nos links e acesse os indicadores de preços atualizados: ServiçosMão de Obra

Leia a matéria na íntegra no site do MinC (Fonte/Sefic/MinC)

Anuncie aqui!

Banner