Quinta Julho 24, 2014
rei do cangaço
555313 325616537526986 579201483 nA partir do dia 25 de julho, no município de Serra, no Sertão pernambucano do Pajeú, um dos capítulos mais complexos da história do Brasil, os últimos dias da saga de Lampião, será contada por meio da peça teatral da autoria do pesquisador do cangaço Anildomá Willans de Souza, com direção de José Pimentel. A produção é da Fundação Cultural Cabras de Lampião, filiada à Associação de Realizadores de Teatro de Pernambuco (Artepe), que teve o projeto aprovado pela Funarte / Ministério da Cultura.

A temporada ficará em cartaz na Estação do Forró da cidade até o dia 29 de julho deste ano. O diretor já está no município de Serra Talhada em longas jornadas de ensaios com os atores e atrizes, além de figurantes e técnicos. O Massacre de Angico – A Morte de Lampião retratará os últimos momentos dos cangaceiros chefiados por Lampião, arranchados no leito de um riacho seco, na fazenda em Angico, Sertão de Sergipe, onde foram massacrados juntamente com mais dez companheiros, entre eles, sua mulher, Maria Bonita, no dia 28 de julho de 1938.
 
Na construção do enredo são mostradas cenas do passado marcantes na história do Rei do Cangaço, como suas desavenças com o primeiro inimigo José Saturnino, seu encontro com Padre Cícero para receber a patente de capitão do Exército Patriótico. Uma das cenas será no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, sede presidencial da época, onde o presidente Getúlio Vargas determina o fim do cangaço. Várias outras cenas ligadas ao imaginário popular, com a cabroeira dançando xaxado, a traição de Pedro de Cândida, até culminar com a morte do casal mais famoso do cangaço, fazendo o expectador mergulhar na história, com uma arrojada trilha sonora, efeitos de luz e efeito especiais. O espetáculo pretende reafirmar o estado de Pernambuco como o palco dos maiores espetáculos teatrais do Brasil.
 
Elenco:
Lampião..............................Karl Marx
Maria Bonita........................Roberta Aureliano
Dona Bela...........................Gorete Lima
Giboião...............................Gilberto Gomes
Padre Cícero.......................Taveira Júnior
Getúlio Vargas....................Feliciano Félix
Zé Saturnino.......................Taveira Júnior
Assistente I..........................Beto Filho
Assistente II......................... Marcos Fabrício
Assistente III........................Humberto Cellus
Pedro de Cândido...............Carlos Silva
Soldado...............................Taveira Júnior
Luiz Pedro...........................Diógenes de Lima
Zé Sereno............................Carlos Amorim
Sila....................................... Karine Gaia
Enedina................................Danúbia Feitosa
Dulce....................................Leandra Nunes
  
Nesta sexta-feira (6), às 15h, no Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel, será realizado o lançamento do espetáculo teatral ao ar livre, que conta uma história de traição, amor e ódio, com a presença de todo elenco. 
 
Da Agenda Cultural do Recife
 
Powered by Tags for Joomla

VISITANTES

Nós temos 17 visitantes online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

prev
next

Festival Nacional do Making Of

O evento será realizado a partir do dia 21 de agosto até 30 de setembro no Centro Cultural dos Correios, no Recife. Para se inscrever, é preciso enviar, até o dia 10 de agosto, o currículo (máximo de uma lauda) e uma carta (máximo de 20 linhas) dizendo o motivo de querer participar da oficina, para o oficinas@fes­tivaldomakingof.com.br. A seleção dos alunos será feita pelos professores, através da análise de currículo e carta de intenção. Outras informações no site  www.festivaldomakingof.com.br.

PRODAV 2012

Estão abertas as inscrições para o PRODAV 2012, pitching da TV Cultura que vai selecionar produções audiovisuais para a televisão. O resultado desta primeira seleção será divulgado no dia 15 de agosto. O pitching acontece no mesmo mês, entre os dias 20 e 24. O prazo para as inscrições vai até 1º de agosto. Mais informações http://www.lumlab.com.br

7º Festival Cinefavela

Abertas as inscrições para o 7º Festival Cine Favela, evento dedicado exclusivamente à difusão de filmes produzidos por ONGs, associações, coletivos e periferias do Brasil e do mundo. São aceitos filmes de todos os gêneros e formatos. Os interessados têm até 31 de agosto para se inscrever através do site festivalcinefavela.com.br.

Edital CNIC

Estão abertas, até 10 de agosto, as inscrições para o edital de Habilitação de Entidades para Indicação dos Membros que Comporão a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura. Para se cadastrar os interessados devem preencher o Formulário de Inscrição e reunir os documentos solicitados no edital. Outras informações: cnic@cultura.gov.br. (61) 2024-2137.

Funcultura Audiovisual

screen shot 2012-05-04 at 8.20.30 pm Secult e Fundarpe divulgam projetos habilitados para Defesa Oral. Confira aqui os projetos habilitados.

Direito de Autor e Interesse..

anaisDireito de Autor e Interesse Público. Está disponível GRATUITAMENTE para download a versão digital dos Anais do V Congresso De Direito de Autor e Interesse Público

Indicadores Preços da Cultura

Divulgada a pesquisa atualizada dos valores relativos ao mês de março. Clique nos links e acesse os indicadores de preços atualizados: ServiçosMão de Obra

Leia a matéria na íntegra no site do MinC (Fonte/Sefic/MinC)

Anuncie aqui!

Banner